terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tempo e Oportunidade

Estou numa fase de intensa atividade. Muito trabalho, organização III Mutirão Cidadania (projeto social ) casa, filhos, marido, atividades na igreja, sem tempo pra nada!!! Dizem que organização do tempo resolve tudo, eu discordo, já aprendi que não há organização que resolva excesso de atividade. Estou sobrecarregada e nao faço ideia de como resolver. É verdade que eu gosto de minha vida dinâmica mas às vezes o corpo precisa de uma pausa.
Em meio a esse turbilhao de compromissos recebi um texto de um colega do facebook. A mensagem foi mais oportuna, achei excelente e pedi permissao para compartilhar aqui. Aí vai: 


 

Noção te tempo é uma coisa bastante complexa... Alguma vez você já disse: “Um dia, quando tiver tempo, vou...”? Talvez já tenha usado esta expressão antes, talvez não; mas pare um momento e pense a respeito...Seja o que for que você puser no final da frase, representará um desejo, uma esperança, um valor na sua vida. Bem, tenho uma “novidade”: você jamais realizará esse desejo a menos que faça algo por isso.Willian Robin diz “que não existe sorte e sim você estar preparado no momento certo”.Qualquer que seja nossa idade, é agora a ocasião de tomar a decisão de tornar-nos uma pessoa ainda melhor do que somos. Por exemplo, Roberto Marinho fundou a Rede Globo quando tinha sessenta anos, Ray Crock abriu o primeiro McDonald’s aos cinqüenta e cinco anos. Ah! Mas os jovens também têm a oportunidade de se projetarem: Newton formulou a Lei da Gravitação Universal aos vinte e quatro anos, e o freio a ar foi inventado por Westinghouse aos vinte e três anos. E ainda, o “imortal” Austregésio de Athayde, em vida um incansável batalhador das letras, aos noventa e dois anos trabalhava dezesseis horas por dia: pela manhã, no Jornal do Comércio e à tarde na Academia Brasileira de Letras.Marco Aurélio Ferreira Viana escreveu em 1996 o seguinte: Qualquer que seja a sua idade, há no seu coração, a curiosidade aos fatos e sua infalível sensação de prelibação infantil pelo que “vem depois” no trabalho e no jogo da vida. Você é tão jovem quanto a sua fé, tão velho quanto as suas dúvidas; tão jovem quanto sua autoconfiança, tão velho quanto o seu medo; tão jovem quanto a sua esperança, tão velho quanto o seu desespero. No âmago do seu coração, há uma câmara de gravação. Enquanto ela receber mensagens de beleza, esperança, alegria e coragem, você é jovem.Refletindo sobre esse pensamento de Viana, e analisando a fala de Pablo Picasso: “Todo mundo nasce gênio. Difícil é sobreviver à escola”, e tentando comparar os exemplos dados e também com o título desse artigo: Tempo e Oportunidade, imaginei como as instituições educacionais têm trabalhado tudo isso na atualidade...O tempo pode ser perdido, mas nunca recuperado. Não pode ser acumulado; precisa ser gasto (investido). Alguém afirmou que não podemos guardá-lo, congelá-lo, nem colocá-lo em latas. Não podemos fabricá-lo. Podemos administrá-lo. O tempo é, talvez, o único dom pelo qual cada ser humano é igualmente responsável.Como contextualizar tempo e oportunidade com o que vem ocorrendo em nossos dias? Como as instituições escolares vêm preparando os educandos para compreender que só tem oportunidade quem sabe administrar seu tempo...Durante séculos, filósofos e sábios têm tentado explicar o tempo. Sir Isaac Newton disse que o tempo era absoluto, que ele ocorreria independente da existência do Universo. Surgiu Leibniz e virou do avesso a definição de Newton. Disse ele: “Tempo é meramente a ordem dos eventos, não uma entidade em si própria”. Albert Einstein seguiu Leibniz, e afirmou que “O tempo não tem existência independente da ordem dos eventos pelos quais o medimos”.Complicado não? O que mais nos interessa, é, para onde vai o tempo? Sim, normalmente todos nós fazemos à pergunta: “Para onde foi o tempo?” Essa indignação retórica, sem dúvida, expõe erradamente o caso. O tempo não sai de cena; ele simplesmente passa na velocidade de sempre – enquanto nós realizamos muito menos do que talvez devêssemos realizar. Seria melhor perguntar: “Como planejei tão mal e deixei tanto para fazer em tão pouco tempo?” Ou, “Como planejei tão mal que nem tenho tempo para o ócio criativo” (lazer)?Ninguém tem mais – nem menos – tempo do que você ou do que nós. Cada pessoa tem direito a 1.440 minutos por dia, 168 horas por semana. Todos têm, em cada dia, a mesma quantidade de tempo que os demais. Eis o paradoxo: Ninguém tem tempo suficiente; cada um tem todo o tempo que existe. Pensemos, porém, na qualidade do nosso tempo e investimento!Falando em tempo e investimento, me lembrei do que John Richardson disse: “Quando se trata do futuro, há três espécies de pessoas: aquelas que deixam acontecer; aquelas que fazem acontecer e aquelas que se espantam com o que aconteceu”.Todavia, apesar de sua reconhecida preciosidade e vasto potencial, não há nada que desperdicemos tão impensadamente como o tempo. Foi o sábio pragmático Sir Walter Scott quem escreveu: “Você ama a vida? Não desperdice então o tempo. Pois é dele que se compõe a vida.” Eis aí, mais uma reflexão para todos nós, sobretudo, as entidades educacionais.Ele (tempo) se estende na primeira semana de férias e se contrai na segunda. Passa mais devagar para o paciente do que para o dentista. Passa mais devagar para a classe do que para o professor (nem sempre...)...Dizem-nos que o tempo passa. Na verdade, não é ele que passa, somos nós. O tempo está parado. O único tempo que temos é AGORA. Esta é qualidade existencial do tempo.Aprendamos a aproveitá-lo bem! Assim, as oportunidades aparecerão!Ah! Já que coloquei várias falas de pessoas que souberam aproveitar seu tempo e nos deixaram bons exemplos, terminarei com o que Charles Jones disse: “Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar”. By Fabio Carvalho Junior

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