sábado, 17 de setembro de 2011

Momento Psicologia

Estou lendo o livro do Augusto Cury "Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis" é uma leitura imprescindível para quem compreende que autoconhecimento é a peça chave para uma boa saúde psíquica. O autor expõe diversas personalidades femininas, suas características marcantes, pontos positivos e negativos. Se a leitora está disposta a ser sincera consigo mesma, tem a oportunidade de trabalhar seu emocional e tende a crescer. Além do mais, é possível perceber o perfil de pessoas com as quais lidamos e entender o porque de certos comportamentos femininos.
É impressionante como algumas mulheres carecem de controle emocional , sobretudo, porque pensam ser de uma forma quando na verdade são de outra. Dizem uma coisa, mas fazem outra. E sequer se dão conta deste disparate.
O autor descreve essa conduta logo no começo do livro " Muitas mulheres vivem os velhos paradigmas. Sequer reconhecem seus erros visíveis e muito menos pedem desculpas por eles. São ótimas para apontar o dedo, mas não tem coragem de apontá-los para si. Têm necessidade neurótica de estarem sempre certas. Não sabem que nada é mais relaxante do que ser apenas um ser humano consciente de suas imperfeições e limites.Nada é tão estressante como querer ser o que náo somos. Quem não tem contato consigo mesmo não consegue reescrever a sua história. Nao represente, seja você mesma. A saúde psíquica agradece."
Além de trabalhar os perfis femininos, Cury traz os pecados capitais de uma relação doente,ciúme, insensibilidade, medo da perda, excesso de trabalho e cobrança excessiva, são os destaques. Para abrilhantar o livro, ao final de cada capítulo há uma mensagem para os homens.
Enfim, eu recomendo a leitura. Há aqueles que se julgam sabedores de tudo, irrepreensíveis, e há os que compreendem que a vida é um eterno aprendizado. No dizer de Augusto Cury " a saúde psiquíca não pertence aos heróis, mas aos simples combatentes que treinam todos os dias." Eu tenho a arte de ser uma eterna aprendiz !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário