terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A Arte de Ensinar

Tenho profunda admiração pela profissão de professor, afinal, todas as demais perpassam por ela. Mas, quando me refiro a professor, não estou dizendo daqueles que um dia escolheram essa profissão (tão prejudicada ao longo do tempo) e hoje cumprem com suas obrigações, pois dependem dela para sobreviver. A esses eu respeito e entendo. O sistema realmente é injusto com vocês. 

Admiração eu tenho pelos mestres. Àqueles que se dedicam à arte de ensinar. Aos que compartilham conhecimento com maestria e que influenciam positivamente a vida de seus aprendizes. Durante a graduação, tive a sorte de conviver com mestres assim e hoje, quero dedicar essa postagem a uma professora que tem ligação direta com minha mais nova conquista, a querida Tatiana Ribeiro de Souza.

Eu ainda não era sua aluna quando a procurei para conversar sobre monografia. Eu queria um tema na área de Direito Ambiental,  mas que tivesse ligação com o meio ambiente artificial. A Tatiana me daria essa matéria em semestre posterior, portanto não me conhecia, mas me atendeu prontamente e numa explicação informal e rápida, me apresentou o Estudo de Impacto de Vizinhança ,que estava dentro do que eu pretendia.

Saí dali direto para os livros. Pesquisei e decidi escrever sobre o assunto. Foi uma experiência proveitosa. Me dediquei muito e fui muito bem orientada, o que resultou em aprovação com cem pontos na monografia. Uma das exigências da monografia é que apresentássemos o assunto para uma turma que era escolhida pelo professor. No dia em que fiz a minha apresentação a Tatiana me disse ao final, você fala muito bem, você tem dom para ser professora. Faça mestrado e invista nisso.

Na pós-graduação, em Direito Ambiental, prossegui pesquisando sobre o EIV, numa abordagem diferente, mas com a mesma base de fundamentação. O problema é que a pós não me deu o que eu esperava, achei tudo muito superficial e eu queria me aprofundar no assunto.

Assim, decidi tentar o mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, vendo uma oportunidade de trabalhar o EIV numa perspectiva prática, onde eu poderia demonstrar empiricamente a importância deste instituto jurídico.

Hoje Tati, quero lhe agradecer, por você ser uma professora brilhante. A você que nunca trata seus alunos como inferiores, antes nos incentiva a aproveitar nosso potencial. A você que não tem medo de compartilhar seu conhecimento e o que faz de maneira encantadora. A você que numa conversa de poucos minutos me apresentou um instrumento jurídico e despertou em mim o interesse em pesquisá-lo. A você que é pequena no tamanho, mas GIGANTE na sala de aula. A você que com sua postura diferenciada, com sua humanidade, seu carisma, influencia positivamente a carreira de seus alunos.

A você eu quero contar que sou a mais nova mestranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais!  Quinta colocação no processo seletivo.  Meu tema? Estudo de Impacto de Vizinhança (uma abordagem no Município de Sabará e a afetação sobre o patrimônio histórico da cidade) 

Você faz parte desse processo, e eu quero lhe agradecer imensamente por ter sido tão atenciosa comigo, por ter me dado dicas imprescindíveis na monografia e acima de tudo por ter me incentivado a seguir neste caminho. Ás vezes, a gente não faz ideia de que rumo uma simples conversa pode tomar.

Obrigada, obrigada e obrigada! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário