quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Pluralidade

Desde que o mundo é mundo há uma diversidade de gostos e comportamentos. Num mundo com sete bilhões de habitantes não podemos esperar nada diferente. 
Cada ser humano é único, peculiar. Cada um é influenciado por sua cultura, moldado através de sua história de vida. cada um adquire suas preferências, reage a determinada forma diante das circunstâncias, gosta ou desgosta disso e aquilo. 
Diante dessa pluralidade me impressiona como o "outro" incomoda tanta gente. Repare: na rede social mais usada no mundo, o Facebook, de cada dez postagens, sete são para reclamar do que o outro faz.
E eu me pergunto; do que adianta implicar com o outro? A diversidade existe e continuará a existir. 
Uns são cultos, outros ignorantes. Há os que gostam de um estilo musical mais apurado, outros optam pelo lixo sonoro, uns tem senso, outros total falta de noção. Há quem selecione os programas que assiste, outros só tem como diversão as porcarias que a TV oferece. Alguns lêem, outros não. Alguns estudam, outros não estão interessados em saber. Há opção sexual, liberdade religiosa, democracia, diversas profissões,  e as pessoas escolhem o que querem ser. 
É assim, e assim continuará sendo. É bem verdade que o gosto ou comportamento do outro às vezes nos causa assombro, incomodo, estranheza, mas você e suas reclamações são incapazes de mudar o outro, e muito menos o mundo. Talvez fosse mais eficiente adotar alguns princípios : respeito, compreensão, tolerância, bondade, esses sim podem fazer diferença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário