sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Renovação

No percurso até  meu escritório observei várias árvores desfolhadas. São apenas galhos, retrato do efeito outonal.
 Fiquei imaginado o status quo ante dessas árvores.  Outro dia estavam repletas de folhas verdes. Pássaros pousavam por ali. Borboletas dançavam em suas folhas. Lagartas, formigas, mosquitos, várias espécies desfrutavam da vida naquela árvore.
E então vem o outono e com seu vento varre tudo. Os "visitantes" da árvore se vão, mas ela permanece ali, inabalável. Ela não se abate porque conhece o processo de renovação. Sabe que o desfolhar é uma estratégia essencial para a sua subsistência.  
A árvore, que deixa de produzir clorofila neste período, o que resulta no amarelamento e queda de suas folhas, o faz para poupar energia e sobreviver as intempéries do inverno. Quando este período passa, assistimos a renovação de suas folhas e flores. É o bonito espetáculo da primavera.
Nos seres humanos ocorre algo similar. Eu sempre digo, a vida é um círculo. Não estamos fadados ao imutável, tudo ao nosso redor gira o tempo todo. 
Pode ser que em algum momento sejamos assolados pelo efeito outonal. Pode ser que alguns sonhos sejam levados pelo vento, alguns projetos podem declinar, alguns problemas podem derrubar nosso ânimo, mas fiquemos firmes!! 
Assim como a árvore, nós temos consciência que é preciso desfolhar para florescer. Passagens de estação são fundamentais para nosso amadurecimento e renovação.
Se hoje, você estiver enfrentando o outono na sua vida, fique tranquilo, se apegue à certeza de que em breve a primavera virá te visitar. Ela sempre vem. 



2 comentários:

  1. Minha blogueira advogada que usa este espaço para fazer seus rascunhos. nesta postagem rascunho coisa nenhuma!

    Você condensou num livro excelente nesta sua "Renovação" um momento realmente, mágico da natureza.

    "A árvore, que deixa de produzir clorofila neste período, o que resulta no amarelamento e queda de suas folhas, o faz para poupar energia e sobreviver as intempéries do inverno".

    Esta é uma informação que, muita gente leu agora e jamais teve a menor ideia das razões que levavam as árvores , em sua sábias ações naturais, adotarem esta alternativa de energização.

    Energia que torço sempre contagie a nós todos neste milagre da sobrevivência humana, apesar de todos os pesares.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,Obrigada pela presença iluminada.
      É uma honra tê-lo por aqui.

      Excluir