segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sem debates insanos

Discutir, debater, argumentar, verbos que podem ser usados de forma proveitosa ou destrutiva.
É certo que não há conhecimento sem que haja reflexão sobre os argumentos propostos, mas o grande problema da nossa era que os seres humanos se empenham em debates insanos.
A maioria das pessoas não quer discutir opiniões e sim impô-las.
Argumentos são na verdade convicções pessoais que as pessoas querem fazer valer.E nisso os homens se consomem. Amizades são desfeitas, brigas de trânsito terminam em morte,
filhos e pais criam abismos, casais se ferem, colegas de trabalho se magoam. Tudo porque cada um quer impor sua verdade, defendê-la, muitas vezes até a morte.
E pra quê?? Onde isso nos leva?
A lugar algum...
Houve um tempo em que tive essa necessidade de pontuar minha versão sobre os fatos, defender meu ponto de vista. Foi um tempo de desgastes tolos. Com o tempo aprendi que inteligência emocional só faz sentido se a exteriorizamos, a partir de então passei a relevar o outro.
Não faz sentido a opinião alheia influenciar minha vida, meus atos, minha maneira de agir.
Se o outro discorda da minha visão dos fatos, o que isso importa?
Aprendi que o importante são as relações. Essas sim são relevantes.
Sabe aquela aquela velha colocação: ter paz ou ter razão??/
Pois é, ter paz é infinitamente melhor.
Por um mundo sem debates insanos, nos esforcemos nisso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário