quinta-feira, 8 de março de 2012

08 de Março

O primeiro ponto a ser considerada quando falamos sobre o Dia Internacional da Mulher é que durante séculos nós mulheres, fomos humilhadas, maltratadas e oprimidas. A nossa ascensão se deve a luta e a morte de muitas.
Toda data comemorativa tem por trás uma história que a origina. E a escolha do dia 08 é decorrência de um fato terrível. Em 08 de março de 1857 um grupo de tecelãs resolveu reinvidicar melhores condições de trabalho. Naquele tempo as mulheres tinham uma jornada de trabalho de aproximadamente 16 horas por dia, em locais insalubres e com salários muito inferiores aos dos homens. Na tentativa de mudar esse quadro, as operárias promoveram uma greve. A paralisação foi contida da mais forma mais brutal e cruel, elas foram trancadas dentro da fábrica e foi ateado fogo. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas lutando por uma vida mais digna.
A partir daí o olhar do mundo se voltou para a situação que as mulheres vinham enfrentando e surgiu a luta pelos direitos das mulheres. Em 1910 a data de hoje foi escolhida como Dia Internacional da Mulher e oficializada pela ONU em 1975.
Vejo muitos homens e até mesmo mulheres dizerem que comemorar o dia mulher é uma grande bobagem e também uma forma de discriminação. Respeito, mas discordo.
Há que se ter em mente que essa data não foi estabelecida para simples homenagem, ela foi instituída com o intuito de incentivar o debate sobre o papel da mulher e os probllemas por ela enfrentados. Milhares de mulheres ainda sofrem grande discriminação e graves violências, bobagem seria fechar os olhos para esta realidade.Esse é o dia de levantarmos a bandeira em  luta pelos direitos das mulheres! 
Para mim, esse dia é o reconhecimento de que nós mulheres, com nossa garra e determinação, saímos de uma situação social de miséria e chegamos a um patamar que a maioria dos homens jamais supor que nós fôssemos alcançar.
Parabéns pra nós!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário