quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia do Advogado

O dia 11 de Agosto é considerado o Dia do Advogado. Essa data surgiu como homenagem aos profissionais do Direito por ter sido a data de criação da 1ª faculdade de Direito no Brasil, na cidade de São Paulo. Naquele tempo nossa profissão era tida como honrada  e nobre e os comerciantes faziam questão de receber os advogados em seus estabelecimentos. No dia 11 de Agosto tudo o que fosse consumido pelos advogados corria por conta da casa e a praxe era que os profissionais discursassem nos estabelecimentos. Após se fartarem saíam e não tinham que pagar a conta, prática que ficou conhecida como "pendura".Quando os cursos de Direito sofreram um aumento a prática foi encerrada mas os que a perpeturam e até hoje a prática ocorre em alguns locais. A diferença é que naquele tempo os comerciantes faziam questão de pagar a nossa conta.
Bem, hoje as coisas mudaram. Acredito que N fatores contribuíram para o desprestigío da nossa classe como o aumento absurdo de cursos de Direito e a consequente má formação de profissionais. A falta de ética de alguns que acaba por atingir a todos.
Mas, sobre os lados negativos eu não vou falar hoje né. Afinal, hoje eu quero mais é bater no peito e dizer: Eu sou advogada! E vocês não sabem o quanto eu caminhei pra chegar até aqui!
Eu não gosto de generalizaçãoes, isso é coisa de senso comum. Os advogados são indispensáveis à administração da justiça, e a grande maioria honra o título que carrega.
Eu posso falar por mim, que pauto minha conduta pela ética, honestidade e compromisso. Eu tenho orgulho de dizer que Amo o Direito, amo advogar e deito todas as noites com a minha consciência tranquila de que tenho feito o melhor para assegurar os interesses daqueles a quem represento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário