terça-feira, 30 de abril de 2013

Exceção virou Regra

Num tempo não muito distante, as coisas eram bem diferentes.
Tudo começou a ficar complicado quando a exceção virou regra.
Foi aí meu amigo que o mundo virou essa desordem geral.

Não faz tanto tempo a regra era ser educado, gentil, pontual.
De repente a intolerância virou moda.
Por favor, com licença e obrigado foram praticamente
banidos da fala.
E se você é daqueles que chega no horário em todos os seus compromissos,
com certeza já escutou "por que você tem que ser tão pontual hein?".

Eu me lembro que não se podia ligar pra ninguém antes das 09 da manhã e jamais no horário do almoço.
Atualmente, usa-se o inverso. Ligam bem cedinho ou ao meio dia, dizem que esse é o meio mais fácil de encontrar o indivíduo em casa.

Parece que foi ontem o tempo que as crianças não entravam em conversa de adulto,
Que pediam benção aos pais, tios e avós, que um simples olhar era suficiente para lhes impor
uma ordem.
Hoje, a meninada fala o quer na hora que bem entende. Benção? Praticamente todos desconhecem essa
palavra e seu significado. O máximo que respondem quando você chama é "O que foi mãe!".
Olhares não funcionam mais, ou você tem pulso firme, põe de castigo, tira coisas que gosta ou eles crescem
se achando os donos do pedaço.

Eu tenho certeza que houve um tempo em que tirar nota boa na escola, respeitar o professor, devolver carteira com dinheiro e troco que vinha a mais era obrigação.
Agora, tirar nota boa é motivo de premiação, respeitar o professor é exigência feita pelos pais que ainda tem bom senso e devolver o que não lhe pertence merece manchete de jornal.

Antes, cada um  trabalhava para ganhar o pão de cada dia e vivia conforme sua condição. A moda agora é ficar atoa, sustentar-se pedindo dinheiro a outros e caso o dinheiro ganho não satisfaça todas as vontades, aí  a regra é furtar, roubar, e até cometer latrocínio.

Teve uma época que amigo era como irmão! Você podia confiar, contar, celebrar junto suas vitórias. Hoje, salvo raríssimas exceções, ninguém é amigo de ninguém. Não há vínculo duradouro, busca-se proveito na amizade e inveja-se o sucesso do outro.

Houve um tempo que a regra era ser honesto, trabalhador, exigente consigo mesmo, solidário com os outros. Isso tudo agora virou esquisitice, coisa que um ou outro ainda tem a coragem de cultivar.

Não precisa muito esforço pra gente se dar conta que o mundo descambou justamente no momento em que a exceção virou regra. Mas, se você é do pequeno time que ainda batalha pra ser exceção, eu só tenho uma coisa pra te dizer: tamo junto!!





segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bom Caminho


Tudo que o padre Fábio de Melo escreve é de uma sensibilidade sem limites. Acredito que um dos fatores que torna, na atualidade, os professos cristãos tão vazios é justamente a falta de sensibilidade. Se prestarmos atenção no Jesus descrito na bíblia, retratado pela história, veremos um homem simples, sensível, um servo, preocupado com o bem estar de todos.

É esse Jesus ao qual eu sirvo e é essa a imagem dEle que quero transmitir aos que me cercam. Jesus era um caminho agradável pelo qual todos sentiam vontade de passar.


"A gente não pode perder as oportunidades de interferir de maneira positiva na vida do outro. É nossa missão como pessoas!
Você tem a oportunidade de ser caminho...
Agora se você é um caminho que chega a um lugar bom, muita gente vai querer passar por você. Mas se você tem fama e já se transformou, fez questão de ser um caminho onde só passam coisas ruins, é bem provável que você irá ficar sozinho e vazio ao longo de sua vida.
Seja um caminho bom!
Muita gente vai querer passar por ele.
E você deve deixar essas pessoas passarem de maneira respeitosa.
Não queira que elas fiquem por muito tempo não. Você é caminho! Não perca isso de vista. Você é um trajeto, um lugar de passagem.
As pessoas vão passar pela nossa vida e à medida que você tiver a oportunidade de ser este lugar por onde elas passam, seja o melhor caminho que você puder ser. Independente se o outro te machucou, te magoou; seja o melhor caminho.
Se ele veio até você é porque ele descobriu o seu valor. Deixe que ele passe!
Isso é cristianismo... É quando se descobre que há um jeito interessante de você transformar o mundo, fazendo opção por aquilo que Jesus fazia."

Fábio de Melo




quarta-feira, 24 de abril de 2013

Para mim: leveza









"Pros nãos, escadas.
Pra sujeira, o colorido.
Pro peso, a nuvem clara.
Pra mesmice, o ombro amigo.
Pra inconstância, o pouso certo.
Pra maldade, platéia vazia.
Pra tudo que prende, acorrenta e amarra, a tua garra.
Pra todo resto, a poesia."

(Yohana Sanfer)




segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vida longa às mulheres!

Hoje meu dia começou tumultuado. Minha filha acordou às 06 da manhã chorando e gritando de dor. Já me levantei de sobressalto. Demorei alguns minutos para compreender que se tratava de um torcicolo, enquanto a medicava e tentava acalmá-la meu filho ligou dizendo que havia esquecido um trabalho escolar e que era necessário que eu fosse até a escola para lhe entregar o material.

Na dúvida se cuidava da pequena ou atendia o adolescente, me virei e fiz as duas coisas. Enquanto enfrentava um trânsito miserável para chegar ao meu escritório senti uma vontade imensa de desejar : Vida longa às mulheres!!!

Vida longa às mulheres produtivas!!! Vida longa a todas nós que descobrimos desde cedo a grandeza de ser ousada, dinâmica e independente.Vida longa a nós que lutamos por nossos sonhos e conseguimos chegar onde queríamos. Vida longa a todas as heroínas anônimas que se desdobram em quantas forem necessárias para cumprir suas centenas de tarefas diárias. 

Vida longa às mulheres mil e uma utilidade. Que cuidam de seus lares os mantendo limpos e organizados para o bem estar da família. Que se dedicam aos filhos, lhes provendo todo amor ,zelo e resoluções que forem necessárias. Que são esposas e dão conta de seus maridos e suas necessidades.

Vida longa às que trabalham fora o dia inteiro, cuidando de seus próprios negócios ou investindo seu talento em prol do negócio de outrem. Que dão duro, encaram o trânsito caótico, vão a reuniões de negócios, respondem inúmeros emails diários, atendem clientes, trezentos telefonemas.

Vida longa às que chegam em casa a noite e correm para preparar o jantar, vão a academia, ensinam o dever de casa, dão atenção ao marido. 

Vida longa a todas nós que ouvimos aquelas piadinhas tolas sobre não saber dirigir e que apenas sorrimos e pensamos "coitados, esses homens ainda juram que são superiores." Vida longa a nós que não temos tempo pra picuinhas e ainda somos vitimas do despeito daquelas que não produzem nada e passam os dias assistindo e criticando nossas novelas diárias.

Vida longa às mulheres guerreiras que matam leões por dia mas conseguem "criar" tempo para cuidarem de si mesmas. Vida longa a nós que vivemos intensamente nossas histórias, que fazemos proezas para cumprir cada um de nossos papéis.

Vida longa às mulheres que no findar do dia estão esgotadas mas realizadas pois tem plena consciência que sua vida não está à deriva. Vida longa a todas nós que batalhamos muito, mas não perdemos a graça, o charme e a beleza.

Vida longa às mulheres que tem consciência do patamar que alcançaram e que fazem por merecer seu lugar ao sol.

Vida longa a todas nós que apesar de nossa pesada carga diária continuamos trazendo leveza, brilho e gentileza a esse mundo!




sexta-feira, 12 de abril de 2013

"Ela sorveu a alma dele como vinho
Como quem se embriaga até do ar.
Ele lhe deu seus olhares em troca,
Desnudou suas mil faces.
A Tocou com seus mil e duzentos tipos de toque.
E tinha tanta coisa ali, um perfume, uma ausência,
um querer...
um sorriso meio aberto, meio fechado,
como pétala de flor indecisa.

Passaram-se muitas tardes, muitas esperas,
ainda lá estava ela
Com o mesmo frescor de outrora.
E nenhuma vaga nuvem nos olhos
Mantidos enfeitiçados pela longa expectativa
Dos encontros,
Dos sabores,
Das venturas inesperadas
Dos sonhos que mornos eperavam seu completo despertar...

Ali estava ela, pousando seus pés suavemente sobre a linha tênue,
Divisa entre dois mundos, um etéreo , intocável, como gases
de riso partindo para o céu.
E um de carne, sangue, desejo,
Guardados no mesmo sorriso, naquele sorriso."

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dica de quem chegou lá

Ter uma trajetória de vida da qual nos orgulhamos é uma das melhores satisfações que podemos sentir.
Olhar para trás e perceber que todas as batalhas nos levaram a conquistar nossos objetivos nos faz sentir uma paz interior imensa.

Tem um trecho do Augusto Cury que eu amo, diz assim:

"As mulheres inteligentes não apenas sonham e fazem os outros sonhar, mas unem seus sonhos com disciplina. Seu Eu tem plena consciência de que sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, e disciplina sem sonhos produz pessoas autômatas, que só obedecem ordens. Muitas pessoas são frustradas porque vivem na imaginação e se perdem na execução. "

Pode ser que olhando para sua trajetória algumas pessoas percebam que praticamente todos os seus projetos pessoais ficaram pelo caminho. Isso não é motivo para desanimar. Tente de novo. Mas faça uma auto analise, aperceba-se de seus erros, reconheça suas limitações, trace os seus objetivos. A maioria das pessoas não chega a lugar algum porque simplesmente desconhece o destino almejado.

Acima de tudo: corra atrás!!!! As oportunidades estão aí em toda parte, basta você levantar da cadeira e ir ao encontro delas. Não fique aí parado assistindo o sucesso alheio, faça da sua vida um espetáculo digno de ser aplaudido.

Estou falando o que todo mundo já sabe? Você que pensa! Tem um monte de gente aí parada no caminho, sem saber se vai ou se fica, abandonando rotas, andando em círculos.
Há um tracejado que é só seu, persiga-o! Aposte todo seu potencial e faça acontecer!





sexta-feira, 5 de abril de 2013

Nas nuvens

                        




                      "Sabe o que acontece quando você sonha 
                      
                      que está caindo?

                      Às vezes, você acorda.

                      Às vezes, a queda mata você.
          
                      E às vezes, quando você cai, você voa..."




                    

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Abril

Ele chegou rápido e rasteiro. Sem muito alarde, sem grandes datas, mas com uma característica que lhe é peculiar: muita amenidade.

Em Abril, o êxtase das ferias e da festa carnavalesca já passou, o calor ardente ficou para trás, a chuva de março começa a ceder. Eu o considero um mês calmo.

Gosto porque ele chega de mansinho, sem grandes expectativas, a gente quase nem percebe, mas ele vem e se instala. Muito parecido com tantas coisas boas que andam acontecendo na minha vida.
Chegaram assim, sem avisar, simplesmente aconteceram...

Eu só desejo que Abril tenha tantas boas novas quanto os meses anteriores. Que silenciosamente ele borde os fios de delicadeza que encantam os meus dias.

Que a vida continue farta, e os dias continuem belos, que as surpresas continuem tantas e a alegria permaneça intacta.