domingo, 25 de março de 2012

Já dizia o Mestre

Mestre do humor (e humor inteligente), mas sobretudo, mestre na arte de viver a vida. Já dizia o mestre Chico Anysio:



Mundo moderno, marco malévolo, mesclando mentiras, modificando maneiras, mascarando maracutaias, majestoso manicômio. Meu monólogo mostra mentiras, mazelas, misérias, massacres, miscigenação, morticínio – maior maldade mundial.
Madrugada, matuto magro, macrocéfalo, mastiga média morna. Monta matungo malhado munindo machado, martelo, mochila murcha, margeia mata maior. Manhãzinha, move moinho, moendo macaxeira, mandioca. Meio-dia mata marreco, manjar melhorzinho. Meia-noite, mima mulherzinha mimosa, Maria morena, momento maravilha, motivação mútua, mas monocórdia mesmice. Muitos migram, macilentos, maltrapilhos. Morarão modestamente, malocas metropolitanas, mocambos miseráveis. Menos moral, menos mantimentos, mais menosprezo. Metade morre.
Mundo maligno, misturando mendigos maltratados, menores metralhados, militares mandões, meretrizes, maratonas, mocinhas, meras meninas, mariposas mortificando-se moralmente, modestas moças maculadas, mercenárias mulheres marcadas. Mundo medíocre. Milionários montam mansões magníficas: melhor mármore, mobília mirabolante, máxima megalomania, mordomo, Mercedes, motorista, mãos… Magnatas manobrando milhões, mas maioria morre minguando. Moradia meia-água, menos, marquise.
Mundo maluco, máquina mortífera. Mundo moderno, melhore. Melhore mais, melhore muito, melhore mesmo. Merecemos. Maldito mundo moderno, mundinho merda.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Pontuação

Esse fim de semana o dever de casa da minha caçulinha foi sobre pontuação. Ela tinha que criar frases e utilizar "vírgula" " ponto e vírgula" e "ponto final". Expliquei pra ela a difereça e a função dos referidos pontos.
A vírgula é um espaço na frase, uma pausa, mas continuação do texto é certa.
O ponto e vírgula representa um espaço maior, utilizado quando precisamos aumentar a pausa.
E o ponto final representa o fim de um texto.
Após a explicação ela perguntou: Mãe, mas eles se parecem né?? Retomei a explicação utilizando exemplos e, findo o dever de casa fiquei pensando em como a pontuação se aplica à nossa vida prática.
Da mesma forma que precisamos utilizar de forma adequada a pontuação para escrevermos um texto claro, também precisamos nos valer da pontuação no decorrer da vida.
Quando as pessoas precisam usar uma pontuação, mas se valem de outra, a vida delas torna-se uma bagunça literária, uma confusão de fatos, uma mistura de verbos, na qual pouca coisa faz sentido.
Para algumas experiências usamos a vírgula. É, damos uma pausa, esperamos pra ver o que vai acontecer e, depois, seguimos em frente.
Em outras, é preciso um espaço de tempo maior para que tudo se encaixe, olha aí a vez do ponto e vírgula no nosso cotidiano. Aumentamos o espaço e verificadas as possibilidades, ou acertadas algumas questões, retomamos determinado caminho.
Mas eu acredito, vejo e percebo, que o ponto final fica bem esquecido. Talvez seja a pontuação mais necessária e a menos utilizada.
Pessoas que não sabem colocar ponto final na história arrastam problemas por anos e anos.
É sabido que há um tempo determinado para cada coisa debaixo do céu, talvez a gente demore um pouco pra entender que chegou a hora do ponto final, talvez a gente estenda um pouco a pausa, mas com um pouquinho de observação e realismo, somos capazes de entender a hora do ponto.
Quem coloca ponto final de forma adequada : sofre menos, se desgasta menos, cria menos problemas para si e não se torna cansativo.
O ponto final liberta. Encoraja. Permite novos vislumbres. Na vida, ele não finda, antes inicia uma nova fase.
Estejamos atentos ao uso da pontuação no nosso viver, quando for pra colocar fim, o façamos, mas  de verdade, enterremos o assunto, viremos a página, porque exatamente como acontece no português, não dá pra usar a vírgula e fingir que ela é um ponto final.

terça-feira, 13 de março de 2012

Pra quem brilha

Meu amigo e sócio me apresentou dia desses vídeos do padre Christian. Há inúmeros vídeos que podem ser considerados de utilidade pública,rs.
Vou compartilhar aqui um que achei singular e que confirmou uma teoria já conhecida: quando alguém tenta a todo custo te atrapalhar, diminuir, criticar, é porque no fundo, se sente profundamente incomodado com seu brilho.

quinta-feira, 8 de março de 2012

08 de Março

O primeiro ponto a ser considerada quando falamos sobre o Dia Internacional da Mulher é que durante séculos nós mulheres, fomos humilhadas, maltratadas e oprimidas. A nossa ascensão se deve a luta e a morte de muitas.
Toda data comemorativa tem por trás uma história que a origina. E a escolha do dia 08 é decorrência de um fato terrível. Em 08 de março de 1857 um grupo de tecelãs resolveu reinvidicar melhores condições de trabalho. Naquele tempo as mulheres tinham uma jornada de trabalho de aproximadamente 16 horas por dia, em locais insalubres e com salários muito inferiores aos dos homens. Na tentativa de mudar esse quadro, as operárias promoveram uma greve. A paralisação foi contida da mais forma mais brutal e cruel, elas foram trancadas dentro da fábrica e foi ateado fogo. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas lutando por uma vida mais digna.
A partir daí o olhar do mundo se voltou para a situação que as mulheres vinham enfrentando e surgiu a luta pelos direitos das mulheres. Em 1910 a data de hoje foi escolhida como Dia Internacional da Mulher e oficializada pela ONU em 1975.
Vejo muitos homens e até mesmo mulheres dizerem que comemorar o dia mulher é uma grande bobagem e também uma forma de discriminação. Respeito, mas discordo.
Há que se ter em mente que essa data não foi estabelecida para simples homenagem, ela foi instituída com o intuito de incentivar o debate sobre o papel da mulher e os probllemas por ela enfrentados. Milhares de mulheres ainda sofrem grande discriminação e graves violências, bobagem seria fechar os olhos para esta realidade.Esse é o dia de levantarmos a bandeira em  luta pelos direitos das mulheres! 
Para mim, esse dia é o reconhecimento de que nós mulheres, com nossa garra e determinação, saímos de uma situação social de miséria e chegamos a um patamar que a maioria dos homens jamais supor que nós fôssemos alcançar.
Parabéns pra nós!!!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 4 de março de 2012

Guarde pra vida

SER CHIQUE SEMPRE - GLÓRIA KALIL

Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos
dias de hoje.

A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.
Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo
carro Italiano.

O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.

Chique mesmo é ser discreto.
Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.

Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.

Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.

É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.

Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador.
É lembrar-se do aniversário dos amigos.

Chique mesmo é não se exceder jamais!
Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.

Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor.

É "desligar o radar", "o telefone", quando estiver sentado à mesa do restaurante, prestar verdadeira atenção a sua companhia.

Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.

Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!

Chique do chique é não se iludir com "trocentas" plásticas do físico... quando se pretende corrigir o caráter: não há plástica que salve grosseria, incompetência, mentira, fraude, agressão,
intolerância, ateísmo...falsidade.

Mas, para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo,
vamos todos terminar da mesma maneira, mortos sem levar nada material deste mundo.


Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não
aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem, que não seja correta.

Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour!

Porque, no final das contas, chique mesmo é Crer em Deus!

Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas, Amor e Fé nos tornam humanos!

GLÓRIA KALLIL